Documentos ARP

Artigo ARP - Os procedimentos concursais de Conservação e Restauro em Portugal

logo arp-100

Artigo realizado por membros da Direcção da ARP eleita para o período (2016-2018) intitulado "Os procedimentos concursais de Conservação e Restauro em Portugal: principais aspectos associados e aplicação da legislação", propõe-se aferir a aplicação da legislação de enquadramento das intervenções na área do património cultural durante o período de 2011-2014. Procurai ainda fundamentar, no seguimento da crise económica vivida pelo país no quadriénio em questão, a percepção existente relativa a alguns dos principais aspectos que actualmente caracterizam a área da Conservação e Restauro em Portugal (Junho 2017) Artigo_ARP.pdf.

Comunicado à Imprensa

logo arp-100

Comunicado da Direcção da ARP à comunicação social sobre o Património Cultural e o papel do profissional conservador-restaurador, 8 de Junho de 2017. Comunicação_à_imprensa.pdf

20º Aniversário da ARP - Jornada Comemorativa

No passado dia 18 de Setembro de 2015 a ARP celebrou o seu 20º Aniversário no Museu da Farmácia, onde contou com a presença de cerca de 80 participantes, incluindo os fundadores da associação, oradores e colegas. Congratulamo-nos também, com  a presença de vários representantes da Direcção da DGPC e do Laboratório de José de Figueiredo, assim como de quatro instituições de Ensino Superior de Conservação e Restauro e o presidente da APOM, nosso anfitrião. A jornada foi pautada por uma participação activa dos presentes, bem patente nos dois momentos de debate assim como no intercâmbio ocorrido ao longo do dia, entre todos os participantes.

Nos próximos meses serão publicadas as apresentações da jornada.

A todos, os que directa e indirectamente contribuíram para a realização deste evento marcante da história da ARP, o nosso agradecimento.

Discurso do Encerramento do evento
ECCO Greetings to ARP

Carta aberta da ARP

Data: 20 de Fevereiro, 2014
Ver documento

A ARP enviou esta supramencionada carta aberta aos seus associados, aos principais meios de comunicação, aos membros da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura (SMUCRI), aos estabelecimentos de Ensino Superior e outros parceiros ARP, referente ao caso do restauro de esculturas do Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital. O caso foi denunciado pelo Fórum de Conservadores-Restauradores do Facebook e alvo de várias publicações em meios audiovisuais, nomeadamente no site www.patrimonio.pt, no site do Jornal Público, e pela Agência Lusa.

Agradecemos a divulgação!

SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL, um dever de cidadania

ARP 1 copyArtigo Puplicado pela ARP na Revista Pontos de vista nº 35
Data: 12 de Maio de 2014
Leia AQUI o artigo completo

Documento de voto por correspondência

Voto por Correspondência 2018

Minuta de delegação de voto 2018

Delegação de Voto 2018



1995 © ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Todos os direitos reservados.
Morada: Rua Saraiva de Carvalho Nº8 - Águas Furtadas, 1250-243 Lisboa - Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Facebook